O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

sábado, 1 de outubro de 2011

VIII Simpósio Internacional de Leishmaniose Viceral Canina


A cada ano que passa vivemos experiências imprevistas, são descobertas novas tecnologias, aplicados novos métodos de diagnósticos para diversas doenças e melhores drogas para tratamentos. Além disso, na área da tecnologia da informação os avanços são notáveis. O mundo corre! Aliado aos avanços nessas diversas áreas, urge que a espécie humana avance em seus sentimentos. Nós humanos já sabemos, por experiência histórica existencial, que a vida de todos os seres depende de nós. Sabemos que NÓS, os humanos, decidimos o que fazer com a natureza, com os animais, domésticos ou silvestres. Decidimos sobre a vida e a morte dos animais. O motivo para destruir vida de animais é variado; às vezes, devido a necessidade de alimentação ou pelo exótico sabor de suas carnes, outras pela qualidade de suas peles ou simplesmente pelo prazer da caça. Na área da saúde pública, conforme o grupo político que ocupa o poder, o argumento para destruir vidas de animais se ampara na defesa da vida humana. Em nosso país esse argumento nos parece demagógico. Pelo menos no caso do controle da leishmaniose visceral, ele É DEMAGÓGICO! A destruição em massa de cães no Brasil não defende a vida humana. Estudos referem que essa estratégia não tem suporte científico, além de que os resultados demonstram ineficácia dessa medida. Segue em nosso país a teimosa conduta do Ministério da Saúde em destruir cães com a DEMAGÓGICA mensagem de que faz isso para proteger a vida humana. A que ponto os homens podem chegar! Além disso, sabemos, através de publicações científicas, que os exames atualmente realizados para o diagnostico da infecção nos cães apresentam expressivo percentual de resultados falso positivos. Mesmo assim os cães são mortos. Por tudo isso ocorrerá o VIII Simpósio Internacional de Leishmaniose Visceral Canina. Reuniremos cientistas e técnicos em dois dias para levantar o que ocorre sobre o controle da Leishmaniose Visceral na Europa e no Brasil, com suas diferenças e semelhanças. Sejam bem vindos!




29 DE OUTUBRO

8h00

Inscrições e entrega de material

8h30
Abertura

9h00
Apresentação BRASILEISH

9h30
Panorama da leishmaniose visceral canina na Europa
Dr. Javier Encinas Aragon
10h30
Intervalo

10h45
Panorama da leishmaniose visceral canina na Europa
Dr. Javier Encinas Aragon
12h00
Almoço

13h30
Panorama da leishmaniose visceral humana no mundo e o abate canino no Brasil
Dr. Carlos Henrique Nery Costa
15h00
Intervalo

15h15
O papel do Médico Veterinário como gerente de zoonoses na Europa
Dr. Javier Encinas Aragon

17h00
O papel do Médico Veterinário como gerente de zoonoses no Brasil
Dr. Nordman Wall B. Carvalho Filho

18h00
Mesa Redonda
A Leishmaniose Visceral Humana e canina, os centros de controle de zoonoses e os médicos veterinários
Dr. Javier Encinas Aragon
Dr. Carlos Henrique Nery Costa
Dr. Nordman Wall B. Carvalho Filho

19h30
Encerramento

30 DE OUTUBRO

8h00
Bem estar animal e a leishmaniose visceral canina - desafios na relação com a administração municípal de Belo Horizonte
Ione Torquato
Maria Del Mar Ferrer Jordá Poblet

8h50
Aspectos da infecção por Leishmania infantum em cães
Dr. Fábio Nogueira

9h50
Intervalo

10h00
Aspectos imunologicos da leishmaniose visceral canina
Dr. Paulo Tabanez

11h00
O que oferece o laboratório privado no Brasil para o diagnostico da leishmaniose visceral canina
Dr. Luiz Eduardo Ristow

12h00
Almoço

14h00
Manejo do paciente canino com leishmaniose visceral
Dr. Javier Encinas Aragon
Dr. Octávio Estevez
Dr. Vitor Márcio Ribeiro

15h30
Aspectos jurídicos da leishmaniose visceral canina – somos obrigados
a matar?
Dr. André Luiz Soares da Fonseca
Dr.Sérgio Cruz

16h20
Intervalo


16h35
Vacinas contra leishmaniose visceral canina – estudos de fase III
Dra. Ana Maria Tibúrcio
Dra. Fabiana Grecco

18h00
Encerramento





Dra. Ana Maria Leonardi Tibúrcio
Possui graduação em medicina veterinária pela FEAD (2007). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas do Núcleo de Pesquisa em Biologia da Universidade Federal de Ouro Preto, desde 2011. Pesquisadora do setor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa Hertape Calier Saúde Animal S/A, atuando como coordenadora de ensaios clínicos de produtos farmacêuticos e biológicos veterinários, desde 2007. Co-responsável técnica do Hertape Calier Saúde Animal S/A, desde 2010.



Dr. André Luis Soares da Fonseca
Graduação em Medicina Veterinaria pela Universidade Federal de Uberlândia (1984), mestrado em imunologia das leishmanioses pela Universidade de São Paulo (1993), graduação em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2001), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande (2006). Professor da disciplina de Imunologia na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul desde 1991.



Dr. Carlos Henrique Nery Costa
(PI) Infectologista – Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical
Carlos Henrique Nery Costa concluiu o doutorado em Saúde Pública Tropical - Harvard University em 1997. Atualmente é Presidente da Sociedade Brasileira de Medicinas Tropicais, professor da Universidade Federal do Piauí, médico do Governo do Estado do Piauí e Coordenador Executivo da Rede Nordeste de Biotecnologia. Publicou 30 artigos em periódicos especializados, 171 trabalhos em anais de eventos e publicou 1 livro, tendo escrito 8 capítulos. Possui 1 produto tecnológico. Participou de 17 eventos no Brasil.



Fabiana Farinello Grecco
Médica Veterinária graduada pela Universidade de Espírito Santo do Pinhal. Pós graduação em gestão empresarial pela UNICAMP, Mestre em parasitologia (Leishmaniose) pela UNICAMP, Coordenadora Técnica da linha de Biológicos da Unidade de Animais de Companhia da Pfizer Saúde Animal.



Dr. Fábio Nogueira
Possui graduação em Medicina Veterinária pelo Centro Regional Universitário de Espírito Santo do Pinhal (1993), Mestrado em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Botucatu (2003) e Doutorado em Clínica Veterinária pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Botucatu (2007). Atualmente é sócio proprietário - Clínica Veterinária Mundo Animal e professor da Fundação Educacional de Andradina (FEA) no curso de Medicina Veterinária - na disciplina de Clínica Médica e Cirúrgica de Pequenos Animais. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária, atuando principalmente no seguinte tema: atendimento clínico e imunoprofilaxia de animais com leishmaniose visceral em áreas endêmicas.



Ione Torquato de Oliveira Naves
Professora de Inglês - Acupunturista - Ativista pelos Direitos dos Animais há mais de 15 anos - Membro da Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais, aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde em maio de 2006- Membro da ONG "Animais Urbanos do Brasil" - Coordenadora do Programa de Adoção de Animais "Adote um Amigo", em parceria com a Prefeitura de Belo Horizonte.



Dr. Javier Encinas Aragon
Chefe de Sanidade Ambiental e Zoonoses, da Comunidade de Madrid (Espanha) e foi o consultor europeu da Organização Mundial de Saúde durante o Encontro de Experts em Leishmaniose Visceral nas Américas promovido pela Organização Panamericana de Saúde e Ministério da Saúde do Brasil, ocorrido em Brasília, Brasil, em 2005.



Dr. José Octavio Estévez
Medico Veterinario - Clinico de pequenos animais na Argentina. Especialista em tratamento da Leishmaniose Visceral Canina



Dr. Luiz Eduardo Ristow
Médico Veterinário graduado pela Universidade Federal de Viçosa. Mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como pesquisador da EPAMIG, atualmente Diretor Técnico do TECSA Laboratórios e professor de pós graduação em Sanidade animal Membro do COESUI – e do COESA.



Marimar
Arquiteta e Urbanista, funcionária da Secretaria Municipal de Saúde, membro da Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na sua Relação com os Animais, membro da ONG ANIMAIS URBANOS- Diretoria de Filosofia e Ética, membro do ABRIGO CÃOPAIXÃO, conselheira do CREA e membro da diretoria do SINARQ-Sindicato de Arquitetos e Urbanistas.



Dr. Nordman Wall Barbosa de Carvalho Filho
Coordenador do Centro de Zoonoses da cidade de São Luis no Maranhão. Ex-presidente de do CRMV-MA



Dr. Paulo Tabanez
Médico Veterinário graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Pós- graduado em clínica e cirurgia de pequenos animais pelo Centro Regional Universitário de Espirito Santo do Pinhal/ SP. Mestre em imunologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Brasilia(UnB). Diretor do Hospital veterinário Prontovet (DF) e Coordenador dos departamentos de Oncologia e Infectologia.



Dr. Sérgio Cruz
Advogado, faz parte da Comissão do Meio Ambiente da OAB/MG e Assessor Jurídico da ANCLIVEPA-Brasil. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Possui pós Graduação em Gestão Ambiental, Pós Graduação em Direito Ambiental e em Direito Público. Ex Auditor da Fundação Estadual do Meio Ambiente – FEAM. Ex Procurador da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e desenvolvimento sustentável do Estado de Minas Gerais – SEMAD. Membro da Comissão de Meio Ambiente da OAB/MG, Consultor jurídico da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e Consultor jurídico da Fort Dodge para lançamento da Leishmune.



Dr. Vítor Márcio Ribeiro
Graduado em Medicina Veterinária pela Escola de Veterinária da UFMG em 1980. Mestre em Medicina Veterinária Preventiva pela Escola de Veterinária da UFMG em 1988. Doutor em Parasitologia Veterinária pelo Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Professor de doenças infecciosas do Instituto de Medicina da PUC - Betim - MG.






Sócios da Anclivepa Minas e Anclivepas de outros Estados
Até dia 28 de outubro R$ 50,00
No local R$ 70,00
Não sócios
Até dia 28 de outubro R$ 130,00
No local R$ 150,00
Associe-se até o final de 2011 com o valor da anuidade reduzida:
Estudantes: R$80,00
Médico Veterinário: R$100,00.

INSCRIÇÕES E INFORMAÇÕES
Primor Eventos
Tel.: (31) 3444-9002 - (31) 7818-3775
Horário: 8h às 18h
E-mail: primor@primoreventos.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters

SOS Projeto Mucky


AOMA - CNPJ 03.788.097/001-37 - 2010