O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

Quem somos




A AOMA - Associação de Orientação ao Meio Ambiente é uma organização não-governamental sem fins lucrativos, do município de Santos Dumont, MG. Pensando no futuro do planeta e na nova educação ambiental e humanitária, que não são somente assuntos de governo, mas de todos, favorece e procura formar uma consciência ecológica global, cuja proposta é fornecer uma visão das questões ambientais e apontar soluções para diversos problemas que afetam o município. Desde 1999, a AOMA vem desenvolvendo programas locais de educação e extensão ambiental.








PLANO DIRETOR



ÁGUAS
NASCENTES
MATAS 
SUSTENTABILIDADE
INCLUSÃO
CIDADANIA
ANIMAIS


METAS






1ª - Plantio de Árvores

Objetivo: Para cada criança nascida em Santos Dumont, realizar o plantio de uma árvore.


2ª - Trabalho de campo em Química Ambiental

Objetivo: Criar um ambiente de aprendizagem in loco focando aspectos que envolvam a química dos ambientes aquáticos através de metodologia de educação ambiental participativa formada pelo Clube de Ciência Ambiental realizado nas escolas.
Os participantes executarão coletas de águas dos rios e nascentes e análise de alguns parâmetros físico-químicos.


3ª - Segurança Química, Ambiente e Saúde

Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados na realização dos experimentos em química (tanto em nível de pesquisa como de ensino) e na gestão de resíduos.

Conteúdo: Noções de legislação trabalhista aplicada à segurança, ao meio ambiente, saúde ocupacional, produtos químicos e resíduos perigosos. Normas de manuseio e estocagem de produtos químicos. Reagentes e conduta no laboratório; introdução à gestão de resíduos por meio de experimentos; análise de acidentes e de incidentes com base em filmes de vídeos e fotografias. O laboratório seguro.


4ª - Aterro Sanitário

Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando da implementação de um aterro sanitário e seu controle permanente. A importância da coleta seletiva na separação do lixo. Tratar da importância na gestão de resíduos sólidos. Oferecer noções de legislação aplicada à segurança, controle e permanência de um aterro sanitário e licenciamento ambiental. Esclarecer quanto à diferença entre aterro e usina de compostagem.


5ª - Tratamento de efluentes domésticos e industriais

Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando da implementação de uma lagoa de estabilização ou de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), a diferença entre esgoto industrial e esgoto doméstico. Mostrar a importância de tratar as águas residuárias.
Um litro de óleo de soja usado, contamina cerca de um milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de quatorze anos.


 6ª - Reuso da água

Objetivo: Mostrar a importância dos cuidados que devem ser tomados quanto ao uso desenfreado dos recursos hídricos. Confirmar que a água é um bem e que apesar de Santos Dumont ser relativamente bem servida quanto à quantidade e qualidade da água é necessário um consumo inteligente que garanta às gerações futuras um bem que é para todos.


7ª - Água e Saúde

Objetivo: Mostrar a relação existente entre algumas parasitoses e a ingestão de água contaminada. Destacar que o uso sustentável da água acarreta benefícios para a população e que medidas básicas de higiene são relevantes para a manutenção da qualidade de vida em um determinado ecossistema.


8ª - Agrotóxicos, humos e produtos orgânicos

Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando se usa agrotóxicos de forma indiscriminada. Frisar a importância do uso de embalagens, informar sobre novas tecnologias de combate às pragas, informar também sobre o valor nutritivo de produtos orgânicos, fabricação de humos, hortas coletivas e escolares, etc.


9ª - Matas ciliares e nascentes

Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem se tomados quando não há controle sobre o uso das matas ciliares e quanto à importância destas matas para evitar o assoreamento dos leitos dos rios e a morte das nascentes.


10ª - Ecoturismo, turismo sustentável

Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devemos ter para garantir a proteção dos mananciais, das matas ciliares, das matas nativas primárias ou secundárias, respeitar os planos de manejo e aliar as fontes naturais ao turismo ecológico garantindo renda e sustentabilidade às populações rurais do município.


11ª Área de conservação ambiental

Objetivo: A implementação do projeto Pequenos Defensores da Água - PDA, através de um laboratório de química biológica ambiental nas escola do município de Santos Dumont, visando promover o aprimoramento do ensino básico, através da inclusão de atividades extra curriculares aos conteúdos de ciências, relacionadas ao monitoramento da qualidade e preservação dos cursos hídricos da cidade. Possibilitar, desta forma, a criação de um histórico da qualidade das águas dos rios Posses e Pinho, como de seus contribuintes, para uma melhor ocupação urbana e rural, o controle das matas ciliares e das nascentes, Despertanr nas crianças e adolescentes a curiosidade científica e a conscientização da comunidade sobre a responsabilidade coletiva na conservação da qualidade das águas para a melhoria da própria qualidade de vida da população do município.


12ª - Inclusão Social e Cidadania

Objetivo: Promover a inclusão social, a geração de emprego e renda, a inserção no mercado de trabalho, a melhoria da qualidade de vida e o exercício da cidadania, fortalecendo os vínculos familiares.

Ser diferente e as consequências implicadas nestas diferenças é que devem ser matéria de reflexão e análise ao se pensar em educação para todos. [...] Educação para todos passa a ser então, entendida como a educação que reconhece as diferenças.  
MEC SESP 2005

Na história se faz o que se pode e não o que se gostaria de fazer. Umas das grande tarefas políticas que se deve observar é a perseguição constante de tornar possível amanhã o impossível de hoje. 
Paulo Freire

13ª - Educação Humanitária

Objetivo: Difundir os princípios da educação humanitária, com os valores a ela inerentes de compaixão, respeito, cuidado e não-violência para com os animais, refletindo-se no aprimoramento das relações pessoais, sociais e familiares. Evoluir da perspectiva meramente conservacionista das espécies para a da valorização do ser animal em seus direitos básicos e intrínsecos. Substituir a visão antropocêntrica de explorar o mundo pela biocêntrica de compartilhá-lo, base para uma vida planetária sustentável.

“Respeite a Terra e a vida em toda a sua diversidade” “Reconheça que todos os seres são interdependentes e toda forma de vida tem valor independentemente do valor que tenha para os seres humanos...”
A Carta da Terra – Princípios 1 e 15 (reconhecida pela UNESCO)

A educação humanitária é uma disciplina ampla, que abrange todas as formas de educação sobre justiça social e cidadania, questões ambientais, bem-estar dos animais e o cuidado com eles. Por meio de atitudes educacionais humanitárias e de pensamento crítico, as habilidades são desenvolvidas a fim de nos tornarmos mais compassivos e respeitosos.  
WSPA

“Enfatizando a inter-relação de todos os seres vivos do planeta, a educação humanitária mostra como são importantes as escolhas e as atitudes de cada pessoa para ajudar a solucionar os desafios que o mundo vem enfrentando. Ela não apenas apresenta aos estudantes os problemas, como desenvolve neles habilidades para enfrentar os desafios globais, além da vontade para buscar soluções, tornando-os conscientes da importância de seus próprios atos na transformação da sociedade.”  
Priscila Fernandes - Universidade Federal de Lavras


free counters

SOS Projeto Mucky


AOMA - CNPJ 03.788.097/001-37 - 2010