O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

Projetos AOMA



AÇÃO ECOLÓGICA EM SANTOS DUMONT
Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade.
Educação Ambiental





 Projeto Técnico Social “Pequenos Defensores da Natureza” – PDN/AOMA





1. Introdução




A questão ambiental tem sido amplamente discutida e divulgada no mundo inteiro. O Efeito Estufa, o aquecimento global, desertificação, previsões catastróficas e a necessidade de preservar o meio ambiente estão na pauta dos líderes de todas as nações, na busca do caminho para o desenvolvimento sustentável. O cerne todas as questões está na própria existência e sobrevivência humana.
A terra está passando pelo sétimo evento de mega-extinção em sua história. Desta vez, ao invés de ser causado por agentes externos, como meteoros e alterações do clima, esta mega-extinção está sendo causada por uma única espécie: a espécie humana. A ação ecológica busca discutir estratégias de ação para atenuar impactos no meio ambiente, buscando orientar a população para o consumo consciente.
Neste contexto, o projeto Pequenos Defensores da Natureza – PDN pretende ser um instrumento da política ambiental no município de Santos Dumont, possibilitando o controle – por parte da AOMA, poder público (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente de Santos Dumont – COMDEMA e Secretaria Municipal de Assistência Social) – das atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente, ou consumidora de recursos naturais.
Este projeto é fruto da vivência prática, estudos e atividades realizadas pela AOMA, sobre o assunto: “Preservação e Orientação ao Meio Ambiente”. Este não se propõe a ser mais um projeto de educação ambiental, mas sim , uma orientação para as ações , um norteador social para conservação ambiental no município de Santos Dumont.
O assunto não se encerra com este projeto. A questão ambiental é dinâmica, a cada dia surgem novas leis, novos estudos são concluídos, novos paradigmas vencidos. É preciso estar constantemente na busca de informações, construindo um conhecimento amplo e sistêmico em busca da preservação do meio ambiente.


2. Objetivos


 


- Objetivo Geral

Proporcionar a todos os participantes uma visão geral sobre meio ambiente e responsabilidade sócio ambiental; oferecer informações e orientações quanto aos procedimentos relativos ao processo de monitoramento e preservação ambiental.

- Objetivos Específicos

* Promover a melhoria de vida das famílias beneficiárias;
* Promover e dar estímulo à convivência familiar e comunitária;
* Promover condições educativas e de promoção social;
* Promover educação sanitária e ambiental;
* Criar canais e instrumentos de ligação entre a comunidade, à sociedade organizada e o Poder Público Municipal;
* Promover a participação das famílias beneficiárias em todas as fases do projeto de engenharia de captação do esgoto, dando incentivo à gestão participativa, o exercício dos direitos e deveres, bem como a certeira utilização dos serviços implementados;
* Promover a participação e dar estímulo aos catadores e recicladores, dando incentivo á gestão do lixo e cidadania;


3. Estratégias de Ação

Ações de Implementação




* Reuniões da equipe técnica com os líderes comunitários, escolares, agentes comunitários de saúde com objetivo de explanação das informações sobre o desenvolvimento do projeto;
* Reuniões com professores da escola municipal local e agente de saúde da área de abrangência, para troca de informações e planejamento das atividades a serem desenvolvida por cada setor envolvido no projeto, bem como perceber a expectativa dos professores e agentes com relação ao mesmo, estimulando-os caso necessário;
* Geração de uma Comissão de Acompanhamento da Execução das Metas, formada por representantes da Prefeitura Municipal, COPASA, CONCIENG, AOMA, Escola e Beneficiários do Programa;
* Reuniões mensais com professores e agentes comunitários de saúde envolvidos no projeto para análise da execução do Projeto Técnico Social;
* Palestras sócio-educativas de saúde, saneamento, meio ambiente, desenvolvimento comunitário, habitação, alimentação alternativa, dentre outros;
* Inclusão das comunidades beneficiadas em ações, eventos, projetos culturais, artísticos, esportivos, dentre outros;
* Capacitação de agentes multiplicadores ambientais mirins (Clube Ciência Ambiental - PDA) que farão orientações através de visitas domiciliares sobre produção de hortas nos quintais, importância do bom acondicionamento do lixo, além da estimulação de separar o lixo reaproveitável para doação para os catadores de material reciclável da comunidade e orientação sobre o consumo consciente da água.
* Capacitação de agentes ambientais catadores de material reciclável da comunidade dando orientação organizacional, administrativa e operacional para formação da Comissão de Acompanhamento da Execução das Metas da gestão do lixo e cidadania no município.



Ações Participativas para Sustentabilidade e Desenvolvimento Social




“SALA VERDE CONSCIENTIZAR”





A Sala Verde tem como objetivo o desenvolvimento de ações junto a crianças e adolescentes pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, outros que deixaram os programas e serviços da proteção social especial (como o Programa de Combate à Violência e à Exploração Sexual e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI), ou ainda jovens sob medidas de proteção sócio-educativas previsto pelo ECA.
Para o desenvolvimento dessa proposta foram pensadas algumas estratégias centrais que visam desenvolver ações de resgate da cidadania das crianças e adolescentes, permitindo mudanças a curto, médio e longo prazo em várias dimensões de suas vidas: lazer, educacional, cultural, familiar , social e saúde.

1. O que são as ações sócio-educativas da SALA VERDE?




Ações que viabilizam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, conjugando estratégia de educação e proteção social: o clube de ciências da  AOMA “Sala Verde Conscientizar" é um local onde o aluno irá fazer ciências. As ações devem apoiar a criança e o adolescente em seu processo de desenvolvimento, descobrir novos conhecimentos, fortalecendo a auto-estima, em estreita relação com a família, à escola e a comunidade.


“EDUCAÇÃO PARA O PENSAR”


OBJETIVO

“Estimular a construção da identidade, o auto-conhecimento, a valorização do pensar como meio de desenvolvimento sócio educativo cultural, priorizando a comunicação e interação com a família, buscando o sucesso escolar e a inclusão social.”

METAS

  • Efetivar a inclusão social de 300 beneficiários do PETI, CRAS e suas famílias;
  • Estabelecer a comunicação efetiva (gráfica, oral e gestual) dos 300 beneficiários;
  • Possibilitar a formação integral para o exercício da cidadania.


2. Proposta das ações sócio-educativas – SALA VERDE



  • Suporte às atividades escolares;
  • Arte, Educação, Esporte e Lazer;
  • Cultura, Sociabilidade e Temas de Saúde Ambiental;
  • Meio Ambiente e Folclore Regional;
  • Psicossocial;
  • Protagonismo Juvenil.
  •  
     
    3. Atividades com as famílias usuários do CRAS e PETI




    • Em sua proposta, o Programa SALA VERDE estabelece como diretriz o trabalho com as famílias das crianças e adolescentes;
    • Reuniões com os pais para acompanhamento dos filhos na escola e nas atividades das ações;
    • Incentivo ao aumento da escolaridade de todos os seus membros;
    • Promoção de ações de qualificação profissional: geração de trabalho e renda.


    4. Critérios da proposta pedagógica da SALA VERDE


    • O componente cultural na concepção de trabalho infantil;
    • Necessidade de considerar as diferentes compreensões teóricas conceituais que norteiam as atividades em sala de aula;
    • Diferentes vocações para as áreas: cultural, esportiva, lúdica e outras;
    • Discussão de temas transversais e atuais junto às crianças e adolescentes.


    5. Compete aos monitores da SALA VERDE:



    • Organizar planos semanais de atividades a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes;
    • Elaborar, executar e avaliar o plano de ensino das atividades, replanejando sempre que necessário;
    • Estabelecer um clima de segurança, confiança, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera, clara e efetiva no relacionamento com a criança e adolescente;
    • Ser assíduo e pontual as atividades;
    • Oferecer conforto, segurança física e proteger sem cercear as oportunidades das crianças e dos adolescentes em explorar o ambiente e em conquistar novas habilidades;
    • Acompanhar e avaliar constantemente as atividades proporcionadas;
    • Participar das atividades de articulação dos núcleos com as famílias e a comunidade;
    • Proporcionar as crianças e adolescentes atividades onde elas possam agir, falar, experimentar e pensar de acordo com suas necessidades, interesses e potencialidades;
    • Planejar as atividades a serem desenvolvidas juntamente com toda equipe do núcleo;
    • Garantir a higiene e organização do espaço educativo.

    6. Ações que podem ser desenvolvidas na SALA VERDE




    ATIVIDADES
    • Jogos lúdicos para vinculação dos grupos;
    • Jogos vivenciais para reflexão sobre posturas positivas e negativas em sociedade (regras e limites);
    • Dinâmicas de Grupo para trabalhar a deficiência auditiva e visual suas implicações;
    • Rodas de conversa e pesquisas através de materiais didáticos para conhecer e conscientizar-se do próprio corpo (saúde e higiene);
    • Dramatizações e Rodas de Conversa para facilitar a expressão de sentimentos e auto-estima;
    • Jogos dramáticos e psicodramáticos elaborando estratégias para resolução de conflitos;
    • Oficinas para produção de trabalhos possibilitando conscientização e desenvolvimento de habilidades e potencialidades;
    • Gincanas temáticas para trabalhar reações na competitividade;
    • Artes através do desenho e escrita abordando o Tema “Meio Ambiente e Reciclagem”;
    • Palestras e rodas de conversa – Tema “Sexualidade, Drogas e Álcool”;
    • Ambientes virtuais no ensino de ciência ambiental;
    • Palestras com as famílias sobre temas ambientais transversais;
    • Democratização da informação da agenda 21;
    • Danças folclóricas;
    • Capoeira;
    • Coral;
    • Atividades esportivas ecológicas (torneio de futebol);
    • Oficinas sobre reciclagem (resíduos sólidos e óleo caseiro);
    • Aulas de música (com a formação de coral e orquestra);
    • Teatro Quintal da Terra (teatro de fantoches);
    • Artes plásticas usando reciclados;
    • Laboratório de Química Ambiental;
    • Gincanas Educativas Ecológicas;
    • Atividades que promovam o protagonismo juvenil e meio ambiente.


    7. Palestras que podem ser desenvolvidas na SALA VERDE



    • Química Ambiental aplicada a Limpeza Ecológica;
    • Segurança, Química, Ambiente e Saúde;
    • Aterro Sanitário e Resíduos Sólidos;
    • Tratamento de Efluentes Doméstico e Industrial;
    • Água e Saúde e o Reuso da Água;
    • Matas Ciliares e Nascentes;
    • Importância da Higiene para o Cuidado de Nossa Saúde e do Meio Ambiente;
    • Agrotóxicos, Humos e Produtos Orgânicos;
    • Consumo consciente – Economia de Energia e Água.


    8. Ações Participativas para Sustentabilidade e Desenvolvimento Social das famílias do PETI e CRAS



    • Diagnóstico participativo da Situação Alimentar e Nutricional da comunidade.
    • Diagnóstico participativo da Situação do Lixo e Cidadania da comunidade.
    • Diagnóstico participativo da Situação da Promoção Saúde Ambiental da comunidade.
    • Diagnóstico participativo da Situação do Esgotamento Sanitário da comunidade.
    • Diagnóstico participativo da Qualificação sócio-educativa da comunidade.
    • Diagnóstico participativo da Qualificação Profissional/ Inserção Sócio Profissional da População Ativa da comunidade.


    9. Coordenação e processo de planejamento da SALA VERDE

    • Monitoramento e Avaliação das ações sócio-educativas;
    • Articulação da rede de serviço sócio-assistências;
    • Elaboração do Plano de Ação;
    • Realização de reuniões periódicas com as equipes de monitores dos núcleos para planejamento e avaliação das ações;
    • Planejar as atividades a serem desenvolvidas nos núcleos;
    • Coordenar juntamente com as equipes dos núcleos as atividades com as famílias;
    • Acompanhar e avaliar a participação das famílias no programa;
    • Atualização cadastral das famílias do PETI e CRAS;
    • Articulação com a Comissão de Avaliação do Trabalho Infantil.

    Planejamento para ser desenvolvido nas Comunidades Escolares




    1ª - “Legislação Ambiental”.




    Objetivo: Mostrar a importância do meio ambiente na constituição federal, a estrutura da legislação ambiental, estrutura do sistema municipal de meio ambiente e sistemas institucionais de gestão ambiental.


    2ª - “Trabalho de campo em Química Ambiental”.





    Objetivo: Criar um ambiente de aprendizagem in loco focando aspectos que envolvam a química dos ambientes aquáticos através de metodologia de educação ambiental participativa. Os participantes executarão coletas de água dos rios e nascentes e análise in loco de alguns parâmetros físico-químicos.



    3ª - “Segurança Química, Ambiente e Saúde”.




    Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando da realização de experimentos em química (tanto em nível de pesquisa como de ensino) e na gestão de resíduos. Noções de legislação trabalhista aplicada à segurança, meio ambiente, saúde ocupacional, produtos químicos e resíduos perigosos. Normas de manuseio e estocagem de reagentes e conduta no laboratório. Introdução à gestão de resíduos por meio de experimentos. Análise de acidentes e de incidentes com base em filmes de vídeo e fotografias.


    4ª - “Aterro Sanitário”




    Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando da implantação de um aterro sanitário, o controle permanente do aterro, a importância da coleta seletiva na separação do lixo. A importância da gestão de resíduos sólidos. Noções de legislação aplicada à segurança, controle, permanência de um aterro sanitário. Diferença entre aterro sanitário e usina de compostagem e licenciamento ambiental.


    5ª - “Tratamento de efluentes domésticos e industriais”



    Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando da implantação de uma lagoa de estabilização ou de uma estação de tratamento de esgoto (ETE), diferença entre esgoto industrial e esgoto doméstico. Mostrar a importância de tratar as águas residuárias.


    6ª - “Reuso da água”



    Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que deve ser tomado quanto do uso desenfreado dos recursos hídricos. Confirmar que a água é um bem e que apesar de Santos Dumont ser relativamente bem servido quanto à quantidade e qualidade da água é necessário um consumo inteligente que garanta as gerações futuras um bem que é para todos. A possibilidade da “CONSTRUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO DE MINICISTERNA DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA”



    7ª - “Água e Saúde”




    Objetivo: Mostrar a relação existente entre algumas parasitoses e a ingestão de água contaminada. Destacar que o uso sustentável da água acarreta benefícios para a população e que medidas básicas de higiene são relevantes para manutenção da qualidade de vida em um determinado ecossistema.


    8ª - “Agrotóxicos, Humos e Produtos Orgânicos”




    Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando se usa de forma indiscriminada agrotóxicos. Frisar a importância de devolução das embalagens contaminadas, informar sobre novas tecnologias de combate as pragas, informar também sobre o valor nutritivo de produtos orgânicos, fabricação de humos, hortas coletivas e escolares, etc.



    9ª - “Matas Ciliares e Nascentes”




    Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando não há controle sobre o uso das matas ciliares e quanto à importância destas matas para evitar o assoreamento dos leitos dos rios e a morte das nascentes.

    Instrumentos e técnicas de documentos para os registros de sistematização utilizados: Atas, depoimentos, fotografias, filmagens, entrevistas, relatórios periódicos, divulgação em jornais do município.


    5. Parcerias




    · Secretaria Municipal de Assistência Social: Apoio na realização de atividades através do CRAS, fornecimento de folhetos educativos, acompanhamento e avaliação do projeto social; apoio técnico, instrumental, e alimentação para alunos do PROJOVEM nas atividades do projeto;

    · Secretaria Municipal de Saúde: Apoio na realização de atividades através do programa PSF, fornecimento de folhetos educativos, acompanhamento e avaliação do projeto nos distritos;

    · Secretaria Municipal de Agricultura: Suporte nas ações de arborização, alimentação alternativa, distribuição de mudas de árvores e sementes para hortas domiciliares, orientação quanto á criação, conservação e melhor aproveitamento para desenvolvimento do projeto nas escolas e centros comunitários;

    · COPASA e SOCIENGE - Apoio nas atividades da ação ecológica com mão de obra, material técnico e instrumental para construção da MINICISTERNA PARA RESIDÊNCIA URBANA para captação de água de chuva, fazendo doação de camisas para alunos do projeto, cartilhas educativa, material didático, alimentação, transporte e realização de palestras sobre meio ambiente; suporte de mão de obra e material físico, na comissão de acompanhamento das obras nos bairros e distritos, com resposta às dúvidas e aos questionamentos da coordenação do projeto e das famílias beneficiadas.





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