AÇÃO ECOLÓGICA EM SANTOS DUMONT
Gestão Ambiental, Meio Ambiente e Sociedade.
1. Introdução
A questão ambiental tem sido amplamente discutida e divulgada no mundo inteiro. O Efeito Estufa, o aquecimento global, desertificação, previsões catastróficas e a necessidade de preservar o meio ambiente estão na pauta dos líderes de todas as nações, na busca do caminho para o desenvolvimento sustentável. O cerne todas as questões está na própria existência e sobrevivência humana.
Neste contexto, o projeto Pequenos Defensores da Natureza – PDN pretende ser um instrumento da política ambiental no município de Santos Dumont, possibilitando o controle – por parte da AOMA, poder público (Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente de Santos Dumont – COMDEMA e Secretaria Municipal de Assistência Social) – das atividades potencialmente poluidoras ou degradadoras do meio ambiente, ou consumidora de recursos naturais.
O assunto não se encerra com este projeto. A questão ambiental é dinâmica, a cada dia surgem novas leis, novos estudos são concluídos, novos paradigmas vencidos. É preciso estar constantemente na busca de informações, construindo um conhecimento amplo e sistêmico em busca da preservação do meio ambiente.
2. Objetivos
Proporcionar a todos os participantes uma visão geral sobre meio ambiente e responsabilidade sócio ambiental; oferecer informações e orientações quanto aos procedimentos relativos ao processo de monitoramento e preservação ambiental.
- Objetivos Específicos
* Promover a melhoria de vida das famílias beneficiárias;
* Promover e dar estímulo à convivência familiar e comunitária;
* Promover condições educativas e de promoção social;
* Promover educação sanitária e ambiental;
* Criar canais e instrumentos de ligação entre a comunidade, à sociedade organizada e o Poder Público Municipal;
* Promover a participação das famílias beneficiárias em todas as fases do projeto de engenharia de captação do esgoto, dando incentivo à gestão participativa, o exercício dos direitos e deveres, bem como a certeira utilização dos serviços implementados;
* Promover a participação e dar estímulo aos catadores e recicladores, dando incentivo á gestão do lixo e cidadania;
3. Estratégias de Ação
Ações de Implementação
* Reuniões da equipe técnica com os líderes comunitários, escolares, agentes comunitários de saúde com objetivo de explanação das informações sobre o desenvolvimento do projeto;
* Geração de uma Comissão de Acompanhamento da Execução das Metas, formada por representantes da Prefeitura Municipal, COPASA, CONCIENG, AOMA, Escola e Beneficiários do Programa;
* Reuniões mensais com professores e agentes comunitários de saúde envolvidos no projeto para análise da execução do Projeto Técnico Social;
* Palestras sócio-educativas de saúde, saneamento, meio ambiente, desenvolvimento comunitário, habitação, alimentação alternativa, dentre outros;
* Inclusão das comunidades beneficiadas em ações, eventos, projetos culturais, artísticos, esportivos, dentre outros;
* Capacitação de agentes multiplicadores ambientais mirins (Clube Ciência Ambiental - PDA) que farão orientações através de visitas domiciliares sobre produção de hortas nos quintais, importância do bom acondicionamento do lixo, além da estimulação de separar o lixo reaproveitável para doação para os catadores de material reciclável da comunidade e orientação sobre o consumo consciente da água.
* Capacitação de agentes ambientais catadores de material reciclável da comunidade dando orientação organizacional, administrativa e operacional para formação da Comissão de Acompanhamento da Execução das Metas da gestão do lixo e cidadania no município.
Ações Participativas para Sustentabilidade e Desenvolvimento Social
“SALA VERDE CONSCIENTIZAR”
A Sala Verde tem como objetivo o desenvolvimento de ações junto a crianças e adolescentes pertencentes a famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família, outros que deixaram os programas e serviços da proteção social especial (como o Programa de Combate à Violência e à Exploração Sexual e o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI), ou ainda jovens sob medidas de proteção sócio-educativas previsto pelo ECA.
1. O que são as ações sócio-educativas da SALA VERDE?
Ações que viabilizam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, conjugando estratégia de educação e proteção social: o clube de ciências da AOMA “Sala Verde Conscientizar" é um local onde o aluno irá fazer ciências. As ações devem apoiar a criança e o adolescente em seu processo de desenvolvimento, descobrir novos conhecimentos, fortalecendo a auto-estima, em estreita relação com a família, à escola e a comunidade.
“EDUCAÇÃO PARA O PENSAR”
OBJETIVO
“Estimular a construção da identidade, o auto-conhecimento, a valorização do pensar como meio de desenvolvimento sócio educativo cultural, priorizando a comunicação e interação com a família, buscando o sucesso escolar e a inclusão social.”
- Efetivar a inclusão social de 300 beneficiários do PETI, CRAS e suas famílias;
- Estabelecer a comunicação efetiva (gráfica, oral e gestual) dos 300 beneficiários;
- Possibilitar a formação integral para o exercício da cidadania.
2. Proposta das ações sócio-educativas – SALA VERDE
- Suporte às atividades escolares;
- Arte, Educação, Esporte e Lazer;
- Cultura, Sociabilidade e Temas de Saúde Ambiental;
- Meio Ambiente e Folclore Regional;
- Psicossocial;
- Protagonismo Juvenil.
3. Atividades com as famílias usuários do CRAS e PETI
- Em sua proposta, o Programa SALA VERDE estabelece como diretriz o trabalho com as famílias das crianças e adolescentes;
- Reuniões com os pais para acompanhamento dos filhos na escola e nas atividades das ações;
- Incentivo ao aumento da escolaridade de todos os seus membros;
- Promoção de ações de qualificação profissional: geração de trabalho e renda.
4. Critérios da proposta pedagógica da SALA VERDE
- O componente cultural na concepção de trabalho infantil;
- Necessidade de considerar as diferentes compreensões teóricas conceituais que norteiam as atividades em sala de aula;
- Diferentes vocações para as áreas: cultural, esportiva, lúdica e outras;
- Discussão de temas transversais e atuais junto às crianças e adolescentes.
5. Compete aos monitores da SALA VERDE:
- Organizar planos semanais de atividades a serem desenvolvidas com as crianças e adolescentes;
- Elaborar, executar e avaliar o plano de ensino das atividades, replanejando sempre que necessário;
- Estabelecer um clima de segurança, confiança, incentivo, elogios e limites colocados de forma sincera, clara e efetiva no relacionamento com a criança e adolescente;
- Ser assíduo e pontual as atividades;
- Oferecer conforto, segurança física e proteger sem cercear as oportunidades das crianças e dos adolescentes em explorar o ambiente e em conquistar novas habilidades;
- Acompanhar e avaliar constantemente as atividades proporcionadas;
- Participar das atividades de articulação dos núcleos com as famílias e a comunidade;
- Proporcionar as crianças e adolescentes atividades onde elas possam agir, falar, experimentar e pensar de acordo com suas necessidades, interesses e potencialidades;
- Planejar as atividades a serem desenvolvidas juntamente com toda equipe do núcleo;
- Garantir a higiene e organização do espaço educativo.
6. Ações que podem ser desenvolvidas na SALA VERDE
- Jogos lúdicos para vinculação dos grupos;
- Jogos vivenciais para reflexão sobre posturas positivas e negativas em sociedade (regras e limites);
- Dinâmicas de Grupo para trabalhar a deficiência auditiva e visual suas implicações;
- Rodas de conversa e pesquisas através de materiais didáticos para conhecer e conscientizar-se do próprio corpo (saúde e higiene);
- Dramatizações e Rodas de Conversa para facilitar a expressão de sentimentos e auto-estima;
- Jogos dramáticos e psicodramáticos elaborando estratégias para resolução de conflitos;
- Oficinas para produção de trabalhos possibilitando conscientização e desenvolvimento de habilidades e potencialidades;
- Gincanas temáticas para trabalhar reações na competitividade;
- Artes através do desenho e escrita abordando o Tema “Meio Ambiente e Reciclagem”;
- Palestras e rodas de conversa – Tema “Sexualidade, Drogas e Álcool”;
- Ambientes virtuais no ensino de ciência ambiental;
- Palestras com as famílias sobre temas ambientais transversais;
- Democratização da informação da agenda 21;
- Danças folclóricas;
- Capoeira;
- Coral;
- Atividades esportivas ecológicas (torneio de futebol);
- Oficinas sobre reciclagem (resíduos sólidos e óleo caseiro);
- Aulas de música (com a formação de coral e orquestra);
- Teatro Quintal da Terra (teatro de fantoches);
- Artes plásticas usando reciclados;
- Laboratório de Química Ambiental;
- Gincanas Educativas Ecológicas;
- Atividades que promovam o protagonismo juvenil e meio ambiente.
7. Palestras que podem ser desenvolvidas na SALA VERDE
- Química Ambiental aplicada a Limpeza Ecológica;
- Segurança, Química, Ambiente e Saúde;
- Aterro Sanitário e Resíduos Sólidos;
- Tratamento de Efluentes Doméstico e Industrial;
- Água e Saúde e o Reuso da Água;
- Matas Ciliares e Nascentes;
- Importância da Higiene para o Cuidado de Nossa Saúde e do Meio Ambiente;
- Agrotóxicos, Humos e Produtos Orgânicos;
- Consumo consciente – Economia de Energia e Água.
8. Ações Participativas para Sustentabilidade e Desenvolvimento Social das famílias do PETI e CRAS
- Diagnóstico participativo da Situação Alimentar e Nutricional da comunidade.
- Diagnóstico participativo da Situação do Lixo e Cidadania da comunidade.
- Diagnóstico participativo da Situação da Promoção Saúde Ambiental da comunidade.
- Diagnóstico participativo da Situação do Esgotamento Sanitário da comunidade.
- Diagnóstico participativo da Qualificação sócio-educativa da comunidade.
- Diagnóstico participativo da Qualificação Profissional/ Inserção Sócio Profissional da População Ativa da comunidade.
9. Coordenação e processo de planejamento da SALA VERDE
- Monitoramento e Avaliação das ações sócio-educativas;
- Articulação da rede de serviço sócio-assistências;
- Elaboração do Plano de Ação;
- Realização de reuniões periódicas com as equipes de monitores dos núcleos para planejamento e avaliação das ações;
- Planejar as atividades a serem desenvolvidas nos núcleos;
- Coordenar juntamente com as equipes dos núcleos as atividades com as famílias;
- Acompanhar e avaliar a participação das famílias no programa;
- Atualização cadastral das famílias do PETI e CRAS;
- Articulação com a Comissão de Avaliação do Trabalho Infantil.
Planejamento para ser desenvolvido nas Comunidades Escolares
Objetivo: Mostrar a importância do meio ambiente na constituição federal, a estrutura da legislação ambiental, estrutura do sistema municipal de meio ambiente e sistemas institucionais de gestão ambiental.
2ª - “Trabalho de campo em Química Ambiental”.
Objetivo: Criar um ambiente de aprendizagem in loco focando aspectos que envolvam a química dos ambientes aquáticos através de metodologia de educação ambiental participativa. Os participantes executarão coletas de água dos rios e nascentes e análise in loco de alguns parâmetros físico-químicos.
3ª - “Segurança Química, Ambiente e Saúde”.
Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando da realização de experimentos em química (tanto em nível de pesquisa como de ensino) e na gestão de resíduos. Noções de legislação trabalhista aplicada à segurança, meio ambiente, saúde ocupacional, produtos químicos e resíduos perigosos. Normas de manuseio e estocagem de reagentes e conduta no laboratório. Introdução à gestão de resíduos por meio de experimentos. Análise de acidentes e de incidentes com base em filmes de vídeo e fotografias.
Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando da implantação de um aterro sanitário, o controle permanente do aterro, a importância da coleta seletiva na separação do lixo. A importância da gestão de resíduos sólidos. Noções de legislação aplicada à segurança, controle, permanência de um aterro sanitário. Diferença entre aterro sanitário e usina de compostagem e licenciamento ambiental.
5ª - “Tratamento de efluentes domésticos e industriais”
6ª - “Reuso da água”
7ª - “Água e Saúde”
Objetivo: Mostrar a relação existente entre algumas parasitoses e a ingestão de água contaminada. Destacar que o uso sustentável da água acarreta benefícios para a população e que medidas básicas de higiene são relevantes para manutenção da qualidade de vida em um determinado ecossistema.
8ª - “Agrotóxicos, Humos e Produtos Orgânicos”
Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando se usa de forma indiscriminada agrotóxicos. Frisar a importância de devolução das embalagens contaminadas, informar sobre novas tecnologias de combate as pragas, informar também sobre o valor nutritivo de produtos orgânicos, fabricação de humos, hortas coletivas e escolares, etc.
9ª - “Matas Ciliares e Nascentes”
Objetivo: Mostrar a importância e os cuidados que devem ser tomados quando não há controle sobre o uso das matas ciliares e quanto à importância destas matas para evitar o assoreamento dos leitos dos rios e a morte das nascentes.
5. Parcerias
· Secretaria Municipal de Assistência Social: Apoio na realização de atividades através do CRAS, fornecimento de folhetos educativos, acompanhamento e avaliação do projeto social; apoio técnico, instrumental, e alimentação para alunos do PROJOVEM nas atividades do projeto;
· Secretaria Municipal de Agricultura: Suporte nas ações de arborização, alimentação alternativa, distribuição de mudas de árvores e sementes para hortas domiciliares, orientação quanto á criação, conservação e melhor aproveitamento para desenvolvimento do projeto nas escolas e centros comunitários;
· COPASA e SOCIENGE - Apoio nas atividades da ação ecológica com mão de obra, material técnico e instrumental para construção da MINICISTERNA PARA RESIDÊNCIA URBANA para captação de água de chuva, fazendo doação de camisas para alunos do projeto, cartilhas educativa, material didático, alimentação, transporte e realização de palestras sobre meio ambiente; suporte de mão de obra e material físico, na comissão de acompanhamento das obras nos bairros e distritos, com resposta às dúvidas e aos questionamentos da coordenação do projeto e das famílias beneficiadas.