Impressiono-me a cada dia com a velocidade em que as iniciativas Verdes estão alastrando-se. Já estou ficando até cansado de repetir isto, mas a verdade é que o cotidiano nos reserva gratas surpresas como esta. Navegando à procura de notícias interessantes para o Blog, deparei-me com este Provedor de Hospedagem 100% Ecológico. O HostPapa é certificado por grandes empresas já ganhou notoriedade internacional. Sua origem é Londres, mas está instalado também no Canadá e Estados Unidos.
A empresa tomou a iniciativa de comprar energia elétrica de fontes totalmente renováveis. O primeiro passo foi contratar uma auditoria que levantou todas as necessidades energéticas. Isto incluiu o gasto do centro de dados, iluminação, computadores, laptops, ar condicionado e outros. Em seguida foi modificado o contrato com as concessionárias fornecedoras de energia para garantir que elas tivessem suprimento de fontes de energia eólica e solar. Isto representou um aumento de custos, pois a unidade de energia alternativa é mais cara do que a tradicional. A Hostpapa aceitou pagar a diferença, na certeza de que isto representa um investimento para um mundo melhor.
Segundo dados da empresa, desde o início da compra de fontes ecológicas, o Meio Ambiente ganhou muito. Deixaram de ser emitidos 100.000 kg de CO2 e outros poluentes. A empresa relaciona todas as usinas fornecedoras de energia eólica e solar, na Europa e América do Norte.
Banners destacando a Energia Verde
O marketing da Hostpapa é agressivo e informa que pretendem tornar-se referência na área com a liderança mundial em provedores de energias verdes. Ainda vão mais longe. Estimulam seus clientes a “espalharem” a notícia de que sua energia é totalmente ecológica e renovável. Sugerem aos clientes que também adotem práticas sustentáveis na gestão de seus negócios.
Banners destacando a Energia Verde
Espero que esta prática seja “espalhada”, conforme eles mesmos dizem. Imagino que empresas que já tomaram caminhos sustentáveis não podem dar-se ao luxo de utilizarem provedores que utilizem energia originária de fontes de carvão ou poluentes, como é comum na Inglaterra e outros países. No Brasil ainda não contamos com a opção de fornecimento verde, mas espero que tenhamos em breve. Pesquisei e não localizei empresas semelhantes em nosso país. O similar mais próximo foi o Data Center da Locaweb, que tomou diversas providências no sentido de diminuir sua agressão à natureza. Caso você conheça alguma, escreva em nossos comentários que terei o maior prazer em noticiar. Mais um setor está tornando-se verde. Ponto para o Planeta.
Por: Àlvaro Sad - Blog Idéias Verdes
Nenhum comentário:
Postar um comentário