Era uma vez um mundo que não andava muito bem, estava poluído, cheio de miséria, fome violência e guerras.
Tentando ajudar o mundo reuniram-se algumas pessoas no Brasil, na cidade de Porto Alegre no estado do Rio Grande do Sul em janeiro de 2001. Eles acreditavam na idéia de que “Um outro mundo é possível”.
Convidaram outros homens e mulheres de todas as raças, de todas as línguas, de todas as classes, de todas as crenças que acreditassem nessa idéia. E realizaram o I Fórum Social Mundial e viram que juntos tinham mais forças para propor ações para as mudanças necessárias. Todos pensaram em deixar como legado um mundo melhor às crianças, mas essas não foram chamadas à participar. Elas vieram assim mesmo, vieram acompanhando seus pais, tios, irmãos e avós e queriam participar também.
Então, percebendo isso, outros homens e mulheres resolveram criar um espaço para que as crianças pudessem dizer – na sua linguagem que é a da brincadeira, do sonho e da esperança - que outro Mundo elas querem e o que vão fazer para mudá-lo e o I FórumZINHO Social Mundial aconteceu.
Reuniram-se 3300 pessoas grandes e pequenas para aprender e ensinar, cantar, pintar, desenhar, esculpir, representar, contar, sonhar, brincar, conhecer, descobrir, ouvir e fazer a história de Um Outro Mundo Possível.
O FórumZINHO contou com muitos espaços onde as crianças-partipantes puderam circular e conhecer e participar de diferentes atividades. Tivemos o espaço Criança fazendo arte, o Cyber espaço, as diferentes oficinas, a área de palco, um Circo Ambiental, Feira do livro e do brinquedo artesanal, artistas, palhaços, duendes, e uma biblioteca, montada pelo Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul, um espaço de leitura e contação de histórias onde passaram crianças e adultos, contadores e escritores de diversos países. Como contar e ouvir histórias deste e de outros mundos sempre é muito bom vieram outros contadores de histórias desenvolver oficinas com as crianças. Uma vez que todos estavam ocupados ao mesmo tempo com as crianças não houve momentos para uma troca de experiências entre os oficineiros. Por isso, para o II FórumZINHO Social Mundial, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas propôs a realização de um Encontro de Contadores de Histórias.
JUSTIFICATIVA
Numa sociedade onde pais e mães trabalham fora, onde jovens passam horas na Internet, onde os programas dos avós com os netos são cinema, lanchonete ou um filme da locadora para assistir em casa comendo pipocas, onde as famílias não se reúnem para jantar, pois é hora da novela, ainda há lugar para contar histórias? Sim. Basta reunir um grupo de crianças, jovens ou adultos num local agradável em torno de um contador de histórias para que se crie um clima de fogueira ou de galpão como faziam nossos antepassados e ainda se sinta um aconchego de colo de avó ou embalo de mãe.
Adultos e crianças sentem-se mais atraídos por um texto, e ao que ele transmite, quando ouvem do que quando lêem. Mas para isto é preciso que seja apresentado de uma forma envolvente, que prenda o ouvinte ao texto. Esse encantamento estabelecido pelo Contador de Histórias no ”Era uma vez...” , cria o clima da história para que cada um possa construir o seu cenário, visualizar o seu próprio Lobo mau, vestir a princesa, construir o seu próprio castelo e assim descobrir as dificuldades e conflitos do mundo e a busca de soluções através dos problemas que vão sendo enfrentados, solucionados ou não, pelos personagens das histórias.
O II FórumZINHO tem como eixo-condutor de suas propostas a Carta da Terra, que diz:
“ Nós, os seres humanos, devemos conservar e melhorar o mundo em que vivemos; por este motivo devemos viver de uma maneira nova, utilizando as coisas boas que temos. Devemos falar com todos para aproveitar as culturas e as idéias que existem. As pessoas de outros países, línguas, costumes e religiões também nos ajudam; assim, podemos conhecer novas maneiras de viver e de tratar as pessoas. Ponhamos atenção e esforço para superar as situações difíceis. Se nos unirmos, poderemos melhorar muito o mundo, porque cada pessoa é útil e pode ajudar.”
Baseado na citação da Carta, justifica-se um espaço no ForumZINHO onde se possa trocar experiências e manter a tradição da oralidade vinda de nossos antepassados e,acima de tudo, contar a história de um novo mundo possível para as crianças presentes no ForumZINHO.
Objetivo: Proporcionar um espaço de troca de experiências e formação de contadores de Histórias.
Realização:
Parceria:
Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Rio Grande do Sul
Apoio:
AGE- associação Gaúcha de Escritores
Nenhum comentário:
Postar um comentário