O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

AOMA/Projeto PDA - entrega de certificados

Entrega de certificados para Alunos e Educadores do Projeto PDA - Pequenos Defensores das Águas
AOMA-Associação de Orientação ao Meio Ambiente de Santos Dumont realizou na segunda-feira, 5 de outubro, solenidade para entrega de certificado de conclusão do Curso de Capacitação em Química Ambiental e Gestão Ambiental Aplicada ao Setor de Biomonitoramento e Avaliação da Qualidade da Água, “Projeto PDA - Pequenos Defensores das Águas”. Certificado de conclusão do Curso de Capacitação em Química Ambiental Aplicada a Limpeza ecológica e certificado Honra ao Mérito para Educadores que participaram da implementação e desenvolvimento do Projeto PDA - Pequenos Defensores da Águas.
A sessão foi presidida pelo Presidente da AOMA Robson Magno, e contou com a presença de diretores e alunos de escolas municipais, estaduais, representante da Polícia Militar Ambiental, representantes de empresas do município, poder público das Secretárias de Educação, Agricultura , Assistência Social e Associações locais.
Neste ano, 50 alunos participaram do Projeto PDA - Pequenos Defensores das Água de autoria da AOMA, que instituiu a entrega de certificado como forma de conscientizar a população sobre a preservação do Meio Ambiente. Foram escolhidas pela Comissão Especial de Meio Ambiente da AOMA, 40 pessoas por participar como Educador(a) de Ecorrelações no desenvolvimento de programas Ecológicos de Educação Ambiental Continuada e Responsabilidade Socioambiental no município, para receber a honraria.
Durante a sessão, o Presidente da AOMA Robson Magno apresentou o Planejamento Estratégico Organizacional de Educação Ambiental da AOMA( Projeto Pequenos Defensores das Águas; Projeto Consolidação da Gestão dos Recursos Hídricos Para Abastecimento Urbano; Projeto Pequenos Defensores das Águas; Projeto Pequenos Defensores da Natureza;Projeto Sala Verde; Projeto Eco-Ponte; Projeto Plantando Uma Semente; Projeto Eco – Chic; Projeto Eco – Pet ) e cobrou do Executivo mais investimento com assuntos relativos à educação ambiental e preservação do meio ambiente, acredita que com o agravamento das questões e a democratização da discussão em torno do meio ambiente, o município precisará ainda mais de pessoas e empresas com responsabilidade e consciência sócio ambiental. A Educação Ambiental, segundo a lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999, é um componente essencial e permanente da educação Nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo formal e não-formal. Em seu discurso, ressaltou que a preservação ambiental não deve se restringir a dias comemorativos como o dia da água ou do Meio Ambiente, além de significar mais do que questões ecológicas. “Mais do que moda, a questão ambiental é uma questão de combate à indiferença”. “O objetivo de qualquer iniciativa de conscientização ambiental é atingir a toda comunidade. Não existe problema de agressão ao meio ambiente que não possa ser bem encaminhado e solucionado, desde que todos, individualmente, comecem a participar.”
Educação ambiental " é um processo que envolve um vigoroso esforço de recuperação de realidades e que garante um compromisso com o futuro. Uma ação entre missionária e utópica, destinada a reformular comportamentos humanos e recriar valores perdidos ou jamais alcançados. Trata-se de um novo ideário comportamental, tanto no âmbito individual como coletivo".
Por seu caráter humanista, holístico, interdisciplinar e participativo a Educação Ambiental pode contribuir muito para renovar o processo educativo, trazendo a permanente avaliação crítica, a adequação dos conteúdos à realidade local e o envolvimento dos educandos em ações concretas de transformação desta realidade. Para realmente abordar estes princípios e atingir seus objetivos a Educação ambiental precisa de uma ampla gama de métodos e do preparo dos educadores neste sentido. 

 


O Gerente regional da COPASA Wilson Milani que foi um dos grandes apoiadores do projeto PDA, confirmou a necessidade de realizar ações educativas como essas em outros municípios . A Copasa diante de sua responsabilidade com o abastecimento público e como agente promotor da mudança de comportamento da população em relação às questões ambientais apoiou o programa de educação ambiental da AOMA buscando a conscientização e o envolvimento da comunidade nas ações de preservação do meio ambiente. 

A COPASA sabe que o esforço e a dedicação de seus colaboradores representam a parcela mais importante no processo para alcançar os objetivos propostos para as áreas de educação e meio ambiente. Este esforço e dedicação, quando aplicados em conjunto com a técnica adequada, possibilita uma melhoria no nível de conscientização tornando as atitudes e as ações coerentes com os princípios de prevenção.
Desta forma, a COPASA, que sempre buscou a realização de suas atividades de forma planejada e segura, disponibiliza as melhores técnicas aplicadas às suas atividades, associada ao aprimoramento do conhecimento de seus colaboradores. Programas como - Projeto Pequenos Defensores das Águas – PDA realizado pela AOMA- Associação de Orientação ao Meio Ambiente de Santos Dumont e os esforços despendidos nas questões ambientais, sempre foram destaques na forma de atuação da COPASA, e são as bases de sustentação para seus objetivos nestas áreas. , afirmou o Gerente de sistemas e planejamento da COPASA , Ubiraélio Teixeira Magalães.
A Secretária de Educação professora Maria de Fátima Mendes, que representou o Prefeito Evandro Nery na solenidade , explanou sobre o Projeto PDA - Pequenos Defensores das Água. O Educador Ambiental atua diretamente com crianças, empresas e comunidade, no sentido de conscientizá-las da necessidade de uma mudança correta de atitudes.É impossível falar em Educação Ambiental voltando-nos exclusivamente para a escala planetária ou para a escala nacional. Pelo contrário. Ela envolve todas as escalas. Começa em casa. Atinge a rua e a praça. Engloba o bairro. Ultrapassa as periferias. Repensa o destino dos bolsões de pobreza. Atinge as peculiaridades e diversidades regionais para, só depois, integrar, em mosaico, os espaços nacionais. Os jovens que fizeram parte do projeto participaram de um momento muito especial na história da cidade, com importantes intervenções no meio ambiente e terão grande responsabilidade na multiplicação dos cuidados que a população deve ter com a natureza, destacou que a preocupação ambiental não se restringe a um território, a um país ou município. O tema deve ser trabalhado, levando-se em conta os cidadãos, a população e a “dignidade da própria vida”. “
A Constituição do Brasil garante:
Que todos têm direito ao meio ambiente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade do dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters

SOS Projeto Mucky


AOMA - CNPJ 03.788.097/001-37 - 2010