O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

sábado, 10 de setembro de 2011

17 CONSIDERAÇÕES PARA UM CANDIDATO/A A PROTETOR/A DE ANIMAIS

De uma protetora
Em 20/09/2011
Para o Blog da AOMA – Associação de Orientação ao Meio Ambiente de Santos Dumont MG




17 CONSIDERAÇÕES PARA UM CANDIDATO/A A PROTETOR/A DE ANIMAIS

Se você deseja ser um protetor/defensor(a) de animais atuante, fundar uma ong ou simplesmente organizar um grupo de ajuda informal, onde deverá contar com a colaboração de outras pessoas, tenha em mente que:

1. A causa é nobre e linda. Atrai alguns, interessa a quase ninguém e, a quem interessa, é controversa.

2. Resultados não vêm de imediato: é necessário trabalho duro e, sim, estudo!

3. Se você se propôs a liderar porque realmente quer ver acontecer mudanças, saiba que a maior sobrecarga cairá para você. E um líder não agrada a todos.

4. Não tenha ilusões com o poder público, mas muito menos com o engajamento dos “irmãos de ideal”.

5. Não espere reconhecimento do público, da sua família ou dos seus próprios colegas de trabalho. Toda compensação virá do olhar do animal.

6. Protetores de animais são maravilhosos com os animais, mas dificilmente com os seus próprios colegas protetores.

7. Trabalho em grupo, ainda mais voluntário, é difícil e ingrato. Exige boa dose de aceitação, diplomacia e flexibilidade.

8. No início, muitos entusiasmados se juntarão para ajudar, mas logo depois você descobrirá que quem realmente trabalha são poucos e, ao final, concluirá que só permanecem os fortes e comprometidos, ou seja, você e seus dois ou três bons colegas mais afins – se tiver sorte.

9. Logo, logo, muitos debandarão por não verem resultados imediatos, por não concordarem com as decisões, por não irem com a sua cara. E, além de em nada ajudarem, falarão mal para os outros do que você, seu grupo ou sua ong faz ou deixa de fazer.

10. Paciência, persistência, perseverança e, principalmente, positividade são fundamentais. Mas, mais ainda, contas em dia e transparência fiscal.

11. Miséria atrai miséria, lástima atrai lástima, dificuldade atrai dificuldade e, além do mais, espantam as pessoas. Todos em geral estão cansados demais e querem ver coisas boas e positivas, mesmo que pequeninas. Quais são os temas do Globo Repórter de 6ª feira à noite?

12. A realidade das ongs defensoras dos animais é dura e sofrida, como é dura e sofrida a vida do animal. Mas o público não gosta de saber disso: só os militantes da causa assistem constantemente ao sofrimento e miséria dos animais, e aguentam ver fotos cruéis. Mas a protetores negativos, revoltosos, estressados ou queixosos, nem mesmo estes aguentam.

13. Se você sonha com contribuições financeiras e um mínimo de reconhecimento do público, faça marketing. Pense como um publicitário e explore as boas emoções. Mais vale uma foto de um cãozinho curado e castrado que acabou de ser adotado, relatando brevemente com suas “próprias” palavras sua história, do que um relatório grande e frio de 100 animais fraturados, com sarna ou cinomose, socorridos em um mês de muita atribulação.

14. Se você quer atrair voluntários, deverá apresentar uma boa organização e imagem, por mais modesto que seja o trabalho realizado.

15. Sua ong quer ser combativa e atuar pela justiça? Cuidado para não isolá-la. O trato com suspeitos, criminosos e autoridades diversas exige o máximo de equilíbrio, sobriedade, educação e polidez.

16. Bem-estar do animal só se consegue com bem-estar do protetor. Aceite em paz que não poderá socorrer ou abrigar a todos e saiba dizer não.

17. Você conseguiu driblar todas as pedras do caminho, seu trabalho é valoroso e finalmente está dando frutos? Prepare-se! Sempre aparecerá um à toa para perguntar “por-que-não-estão-cuidando-de- criannnças?”. Assim, ter uma resposta afiada e manter o bom humor é imprescindível para a sua saúde.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters

SOS Projeto Mucky


AOMA - CNPJ 03.788.097/001-37 - 2010