O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Perguntas freqüentes sobre compra de animais silvestres

1) Meu amigo tem um vizinho que diz ter criadouro credenciado pelo IBAMA, mas sempre que estou lá vejo ele armando armadilhas pra pegar passarinho. O que fazer? Já denunciamos mas a polícia diz que ele é credenciado.
2) Quero comprar um papagaio. Onde conseguir um?
3) Se é proibido vender animais silvestres, como é que a loja de animais perto da minha casa vende macaquinhos, se a gente encomendar?
4) O que devo fazer se vir alguém vendendo animais silvestres?
5) Na internet tem um site vendendo cobras nacionais e importadas. Isso é legal?
6) Meu vizinho comprou uma arara. Devo denunciá-lo?

A compra e venda de animais silvestres é ilegal em todo o território nacional, de acordo com a Lei Federal 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais - submetendo os infratores a penalidades que variam de um a três anos de detenção e multas. Papagaios ou quaisquer outros animais da fauna Brasileira não podem ser comercializados, a menos que venham de criadouros credenciados pelo IBAMA.
Ter um papagaio sempre foi considerado parte da cultura em nosso país, mas precisamos mudar nossa mentalidade. Não apenas porque é crime contrabandear animais silvestres, mas porque os animais sofrem muito longe de seu hábitat natural. É com atitudes individuais, nos recusando a comprá-los, assim como denunciando donos de lojas que os oferecem para a venda, que vamos contribuir para a preservação do meio ambiente e para um mundo mais humanitário. Não é nada ético de nossa parte aprisionar um animal que por natureza vive em grupos e nasceu com o direito à liberdade. Papagaios, araras e macacos, por exemplo, sofrem de neurose, depressão e diversas doenças, quando em cativeiro.
Se você conhece alguém que vende animais capturados na Natureza e usa credencial do IBAMA como fachada, faça vídeos, fotografe, arranje testemunhas, mas DENUNCIE!!
Se a loja de animais perto da sua casa oferecer tartarugas nacionais, macacos, papagaios, pássaros pretos ou quaisquer outros animais cuja venda seja proibida, DENUNCIE!! Ligue para a Linha Verde do IBAMA - 0800 61 8080 - ou faça a denúncia via internet através do site da RENCTAS - Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres
Se você tem telefone celular e se deparar com um vendedor ambulante, ligue imediatamente para a Linha Verde ou para a Polícia. Dê as coordenadas e cite a nova Lei de Crimes Ambientais. Você pode, também, tentar marcar um encontro falso com o traficante, sob o pretexto de estar sem dinheiro pra comprar o animal naquele momento e passar a localização para o pessoal da RENCTAS ou para a delegacia de polícia mais próxima. Um único vendedor ambulante pode levar a uma rede internacional de tráfico de animais. Sua denúncia pode salvar milhares de espécies ameaçadas.
Na internet há sites que somem e depois voltam, vendendo diversos animais da fauna brasileira. Muitos se dizem credenciados pelo IBAMA , mas quase sempre não são. Existe a Portaria 117/97-N, de 15 deOutubro de 97, que autoriza a venda de algumas espécies criadas em criadouros credenciados. Mas há diversos traficantes usando essa credencial, que ainda retiram animais das matas. sem o menor escrúpulo. Na dúvida, denuncie e não compre. Vale denunciar vizinhos e conhecidos. Você não precisa se identificar.
Se você ainda não visitou nossa página sobre Animais Silvestres, clique aqui e saiba mais sobre o comércio que está acabando com a Fauna Brasileira e cujo faturamento só perde para o do tráfico de drogas!.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters

SOS Projeto Mucky


AOMA - CNPJ 03.788.097/001-37 - 2010