1) Meu amigo tem um vizinho que diz ter criadouro credenciado pelo IBAMA, mas sempre que estou lá vejo ele armando armadilhas pra pegar passarinho. O que fazer? Já denunciamos mas a polícia diz que ele é credenciado.
2) Quero comprar um papagaio. Onde conseguir um?
3) Se é proibido vender animais silvestres, como é que a loja de animais perto da minha casa vende macaquinhos, se a gente encomendar?
4) O que devo fazer se vir alguém vendendo animais silvestres?
5) Na internet tem um site vendendo cobras nacionais e importadas. Isso é legal?
6) Meu vizinho comprou uma arara. Devo denunciá-lo?
A compra e venda de animais silvestres é ilegal em todo o território nacional, de acordo com a Lei Federal 9.605/98 - Lei de Crimes Ambientais - submetendo os infratores a penalidades que variam de um a três anos de detenção e multas. Papagaios ou quaisquer outros animais da fauna Brasileira não podem ser comercializados, a menos que venham de criadouros credenciados pelo IBAMA.
Ter um papagaio sempre foi considerado parte da cultura em nosso país, mas precisamos mudar nossa mentalidade. Não apenas porque é crime contrabandear animais silvestres, mas porque os animais sofrem muito longe de seu hábitat natural. É com atitudes individuais, nos recusando a comprá-los, assim como denunciando donos de lojas que os oferecem para a venda, que vamos contribuir para a preservação do meio ambiente e para um mundo mais humanitário. Não é nada ético de nossa parte aprisionar um animal que por natureza vive em grupos e nasceu com o direito à liberdade. Papagaios, araras e macacos, por exemplo, sofrem de neurose, depressão e diversas doenças, quando em cativeiro.
Se você conhece alguém que vende animais capturados na Natureza e usa credencial do IBAMA como fachada, faça vídeos, fotografe, arranje testemunhas, mas DENUNCIE!!
Se a loja de animais perto da sua casa oferecer tartarugas nacionais, macacos, papagaios, pássaros pretos ou quaisquer outros animais cuja venda seja proibida, DENUNCIE!! Ligue para a Linha Verde do IBAMA - 0800 61 8080 - ou faça a denúncia via internet através do site da RENCTAS - Rede Nacional Contra o Tráfico de Animais Silvestres
Se você tem telefone celular e se deparar com um vendedor ambulante, ligue imediatamente para a Linha Verde ou para a Polícia. Dê as coordenadas e cite a nova Lei de Crimes Ambientais. Você pode, também, tentar marcar um encontro falso com o traficante, sob o pretexto de estar sem dinheiro pra comprar o animal naquele momento e passar a localização para o pessoal da RENCTAS ou para a delegacia de polícia mais próxima. Um único vendedor ambulante pode levar a uma rede internacional de tráfico de animais. Sua denúncia pode salvar milhares de espécies ameaçadas.
Na internet há sites que somem e depois voltam, vendendo diversos animais da fauna brasileira. Muitos se dizem credenciados pelo IBAMA , mas quase sempre não são. Existe a Portaria 117/97-N, de 15 deOutubro de 97, que autoriza a venda de algumas espécies criadas em criadouros credenciados. Mas há diversos traficantes usando essa credencial, que ainda retiram animais das matas. sem o menor escrúpulo. Na dúvida, denuncie e não compre. Vale denunciar vizinhos e conhecidos. Você não precisa se identificar.
Se você ainda não visitou nossa página sobre Animais Silvestres, clique aqui e saiba mais sobre o comércio que está acabando com a Fauna Brasileira e cujo faturamento só perde para o do tráfico de drogas!.
Nenhum comentário:
Postar um comentário