3/4 dos empregos no mundo dependem da água, afirma relatório da ONU
Inúmeros estudos mostram correlação positiva entre o investimento no setor hídrico e o crescimento econômico.
A água, desde sua extração até seu retorno à natureza, é um fator-chave para a criação de empregos. | Foto: iStock by Getty Images
Água é condição para a criação de empregos. De fato, a escassez e os problemas de acesso à água podem limitar o crescimento econômico nos próximos anos. Essa foi a constatação destacada na edição de 2016 do Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento de Recursos Hídricos, cujo tema é a água e o trabalho.
A água, desde sua extração até seu retorno à natureza, por meio de vários usos, é um fator-chave para a criação de empregos em relação a trabalhos tanto os diretamente relacionados à gestão desse recurso (abastecimento, infraestrutura, tratamento de águas residuais etc.), quanto aqueles em setores econômicos que fazem uso intensivo de recursos hídricos, como a agricultura, a pesca, a energia, a indústria e a saúde. Além disso, o acesso à água potável e ao saneamento promove uma força de trabalho qualificada e saudável, um elemento essencial para o crescimento.
Ao analisar o impacto econômico de acesso à água, o Relatório cita os inúmeros estudos que mostram correlação positiva entre o investimento no setor hídrico e o crescimento econômico. Além disso, evidencia o papel decisivo da água na transição para uma economia verde.
O Relatório Mundial das Nações Unidas para o Desenvolvimento dos Recursos Hídricos é produzido pelo Programa Mundial das Nações Unidas em Avaliação dos Recursos Hídricos, organizado pela UNESCO, em nome da UN-Water (‘ONU Água’, em português) O programa é fruto da colaboração de 31 entidades das Nações Unidas e de 37 parceiros que constituem a UN-Water.
O relatório será disponibilizado nesta terça-feira (22) em que se comemora o Dia Mundial da Água.
Da ONU
Nenhum comentário:
Postar um comentário