O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

domingo, 21 de abril de 2013

Série de fotografias sobre o Norte de Minas recebe importante premiação


Série de fotografias sobre o Norte de Minas recebe importante premiação


Pedro David apresentou o ensaio 'Sufocamento' e ganhou R$114 mil da Fundação Conrado Wessel, a premiação mais alta do país


Divirta-se - Estado de MinasPublicação:01/04/2013 19:34Atualização:02/04/2013 07:57

Fotografia da série  'Sufocamento', que rendeu a Pedro David o primeiro lugar no Prêmio FCW De Arte 2012 (Pedro David)Fotografia da série 'Sufocamento', que rendeu a Pedro David o primeiro lugar no Prêmio FCW De Arte 2012

         Entre 450 fotógrafos, um mineiro de Santos Dumont, residente em Belo Horizonte, se destacou. Pedro David venceu um dos mais importantes concurso de fotografia do país, o Prêmio Conrado Wessel de Arte, na categoria Ensaio Fotográfico. O projeto 'Sufocamento', rendeu ao artista o prêmio de R$114 mil. O resultado oficial foi anunciado domingo, 31, no site da Fundação.
        Em 2002, quando ainda se formava como fotógrafo pela Escola Guignard - UEMG, Pedro começou a viajar pelo Norte de Minas Gerais, observando o constante crescimento as plantações de eucaliptos para fins siderúrgicos na região. “Hoje em dia o cerrado é repleto de eucalipto e a vegetação nativa é devastada, ou sufocada. Outras espécies não conseguem se desenvolver num campo de eucalipto por uma série de fatores”, relata. Ao se deparar com árvores típicas do cerrado, como o piquizeiro e sucupira, em meio às plantações, o artista encontrou a oportunidade de expressar aquilo que sentia em relação a silvicultura no estado. Deste olhar, nasceu em 2012 as dez fotografias que compõem 'Sufocamento', ensaio vencedor da 11º edição do Prêmio.
       A Fundação Conrado Wessel oferece a premiação mais valiosa do país, atraindo centenas de nomes importantes da fotografia nacional. Pedro, que participa desde a primeira edição e já foi finalista por quatro vezes, ressalta a motivação gerada pelo prêmio especialmente na área de fotografia artística. “Para mim, que vivo profissionalmente de arte, é motivante para continuar participando e trabalhando com isso”, completa o fotógrafo vencedor. A segunda colocação foi para Mauro Restiffe, de São Paulo, com “Planos da Fuga”, e o terceiro lugar ficou para Bob Wolfenson, também paulista, com “Belvedere”.
        Esses dez anos de viagem pelo norte do estado rendeu a Pedro David dois livros de fotografia publicados sobre a região: o já premiado 'Paisagens Submersas' (2008) e o mais recente, 'Rota raiz' (2013), que está sendo lançado pela editora Tempo de Imagem.



Artista de 35 está lançando o livro de fotografias 'Rota raiz' (2013) (Pedro David/ Acervo pessoal)

Fonte: http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/arte-e-livros/2013/04/01/noticia_arte_e_livros,141417/fotografo-de-belo-horizonte-recebe-premiacao-mais-alta-do-brasil.shtml















Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters

SOS Projeto Mucky


AOMA - CNPJ 03.788.097/001-37 - 2010