O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank

A verdade que nenhum ambientalista pode deixar de mostrar:
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Paz na Terra para todos os vulneráveis - por Dra Edna Cardozo Dias


PAZ NA TERRA PARA TODOS OS VULNERÁVEIS 
Por: Edna Cardozo Dias* 
Doutora em Direito pela UFMG 

Todos nós almejamos que o futuro nos reserve um mundo mais pacífico, próspero e justo. E que o perfume da paz flutue sobre o espaço inteiro da Terra.

Este é um mundo que só poderemos construir todos juntos. Temos que reconhecer, em adição às nossas responsabilidade profissionais e familiares, que temos uma responsabilidade coletiva com a sustentação dos princípios da dignidade humana, com a restauração da integridade da natureza e da dignidade dos animais, em nível global. Todos temos o dever, enquanto livres e soberanos de nossa própria vida, um dever planetário, especialmente para com os mais vulneráveis. 

Nós acreditamos que o novo século será um desafio sobretudo para as mulheres que passarão a dividir os poderes com o homens e que terão o compromisso de fazer de sua co-participação uma força positiva. Todas as mulheres do mundo terão uma participação decisiva na construção de um desenvolvimento sustentável, como educadoras das crianças e gestoras dos recursos naturais dentro de cada família humana. As mulheres de todo mundo terão que atuar fortemente para a consolidação de valores fundamentais, nestes incluídos a liberdade, 
igualdade, solidariedade, tolerância, respeito pela natureza, e responsabilidades partilhadas. 

Não deverão mais existir tarefas masculinas e femininas, as mulheres deverão possuir a força dos homens e os homens os sentimentos das mulheres. Homens e mulheres inteiros deverão se unir para trabalhar juntos e coletivamente para  o desenvolvimento de estratégias que assegurem o reconhecimento do direito à vida e o direito ao livre desenvolvimento das outras espécies. Nós precisamos livrar as gerações futuras da ameaça de viver em um mundo destruído. 

Homens e mulheres unidos deverão reforçar o respeito pelas leis que visam assegurar a paz, segurança, desarmamento, erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e dos demais seres que habitam o planeta. 

Homens e mulheres unidos deverão combater todas as  formas de discriminação contra os vulneráveis, como crianças, jovens, idosos, portadores de deficiência, mulheres, populações negras e indígenas, homossexuais, e, também, a violência contra os animais. 

Não poderemos mais economizar esforços para acabar  com o tormento da guerra e para eliminar os perigos de destruição de nossa casa comum. 

Temos que redobrar nossos esforços para libertar a raça humana da miséria. O sucesso de nosso objetivo depende da igualdade do gênero, da habilitação da mulher e da adoção de uma ética de conservação e vigilância capaz de sustar a exploração não sustentável dos recursos naturais. 

A nossa luta deve ter como prioridades o combate à  pobreza, à ignorância, às doenças, a injustiça, a violência e a degradação do Planeta em que vivemos. 

Eu espero que neste século nossa vida e nosso trabalho se transformem em uma prece diária de reverência e gratidão por nossa Terra. E que nossas ações e inspirações sejam devotadas à elevação, à determinação e ao amor, para resgatar nossos erros passados, para que na Terra as famílias humana e a não humana possam viver em paz.. Que a paz seja o sustentáculo das rochas , das águas, das flores e dos homens sábios.


* Doutora em Direito pela UFMG, Presidente da Liga  de Prevenção da Crueldade contra o Animal 

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Natal Verde



O Natal chegou. É tempo de transmitir carinho à família e aos amigos e trocar votos de paz, alegria e amor. Nessa época, também se trocam muitos presentes. Embora a prática seja símbolo de generosidade, somos tentados a comprar uma quantidade exagerada de mimos – que às vezes nem representam nossos verdadeiros sentimentos – e acabamos, assim, engolidos pelo consumismo.

Com isso, o meio ambiente sofre sérias conseqüências. O aquecimento do comércio no fim de ano leva ao aumento da produção, que por sua vez leva ao aumento da exploração dos recursos naturais. Outro problema é o acúmulo de lixo produzido no período – só no Reino Unido, por exemplo, são geradas três milhões de toneladas de resíduos nos três dias das festividades natalinas.

Por outro lado, seguindo algumas dicas simples, podemos tornar nossa conduta mais sustentável e até mesmo recuperar alguns dos verdadeiros significados dessa data – afinal, a confraternização e a presença dos entes queridos são os melhores presentes!

Confira abaixo nossa seleção de sugestões para um Natal mais verde, abrangendo também a decoração natalina e a preparação para a ceia. O Blog do Jogo Limpo deseja a todos um Feliz e Verde Natal!

Presentes:
  • Use a imaginação e dê presentes alternativos, reciclados, produzidos artesanalmente, de pouco impacto ambiental, e feitos para durar.


  • Escolha presentes que sejam mais simbólicos do que materiais: um texto escrito por você ou do qual você gosta; uma canção que marcou sua vida neste ano que se encerra; uma entrada para visitar uma exposição em um museu; um roteiro de visita ao que você gosta na cidade.


  • Reflita bem antes de comprar e avalie se o presente é realmente do gosto de quem você está presenteando; o presente terá um significado especial para a pessoa presenteada, que vai reconhecer que o presente não é um “genérico”, mas voltado a ela em um gesto de real amizade e carinho.


  • Desembrulhe seus presentes com cuidado e reutilize o papel em outro presente. Com isso, você estará reduzindo a geração de resíduo, evitando o desperdício de matéria-prima e economizando dinheiro.


  • Decoração:

  • Procure comprar decorações que possam ser reutilizadas em anos consecutivos. Hoje em dia é possível achar lindos ornamentos feitos de sementes e materiais reciclados. Mas, se o reuso não for possível, leve tudo separadamente para reciclagem.


  • Exercite sua criatividade e crie sua própria decoração. Que tal tentar fazer um floco de neve com papel, uma estrela com um CD, uma guirlanda com revistas ou um Papai Noel com uma lâmpada?


  • Se possível, plante a sua árvore de Natal, ao invés de adquirir uma artificial. Além de contribuir com o seqüestro de carbono, você poderá reutilizá-la no ano seguinte. Os modelos industriais podem liberar toxinas no ambiente.


  • Ceia:

  • Compre só o necessário para a ceia de Natal de final de ano e evite o consumo exagerado de alimentos e bebidas; sempre que possível, escolha alimentos orgânicos e de produção local.


  • Dê preferência a alimentos orgânicos na hora do preparo, pois são mais saborosos, nutritivos e saudáveis por não conterem agrotóxicos.


  • Comemoração:

  • Passe algumas das horas que você gastaria nas compras visitando as pessoas queridas, a quem você viu pouco durante o ano.


  • Veja também: + posts de Natal no Blog do Jogo Limpo

    Fontes:

  • Neste Natal, priorize o que realmente interessa e reduza impactos negativos sobre o meio ambiente (AmbienteBrasil)

  • Natal Ecológico – Enfeites (EcoBlogs)

  • Em meio à turbulência, um Natal para resgatar a simplicidade e os valores humanos (Akatu)

  • O Natal e o aquecimento global (Terra)


  • Este post participa da campanha de Natal do "Faça a sua parte".

    Ilustração: animalover/stock.schng
    ____________

    free counters

    SOS Projeto Mucky


    AOMA - CNPJ 03.788.097/001-37 - 2010