O X do século XXI - 10 minutos com Philip Wollen, ex vice-presidente do Citibank
Como a indústria da morte e crueldade dos animais está devastando o planeta, arruinando as espécies, adoecendo e matando de fome a humanidade em proporções gigantescas.
terça-feira, 31 de agosto de 2010
sábado, 28 de agosto de 2010
Elefantes em cativeiro vivem menos
Vidas diferentes em habitat natural e construído.
"Nos zoológicos, o bem-estar dos elefantes africanos (Loxodonta africana) e asiáticos (Elephas maximus) é motivo de preocupação. A equipa internacional de investigadores estudou mais de 4.500 elefantes, incluindo metade da população mantida em cativeiro no mundo e com dados reveladores: "A mortalidade de filhotes e de jovens não difere entre as populações, mas as fêmeas adultas morrem mais cedo nos zoológicos do que nos parques nacionais em liberdade", escreveram os investigadores.
Nos últimos anos, numerosos activistas têm feito campanhas a favor da libertação dos elefantes "em jaulas" de zoos, fundamentalmente devido ao facto de considerarem que "estes animais necessitam de bastante espaço" para viver.
Foto: Flickr
sexta-feira, 27 de agosto de 2010
A Evolução Das Boas Notícias Verdes
quinta-feira, 26 de agosto de 2010
Gorilas em Perigo de Extinção
Os gorilas encontram-se ameaçados. A situação é tão grave que a Organização das Nações Unidas (ONU) decidiu declarar 2009 como o Ano Internacional deste primata.
As estimativas mais otimistas assinalam uma população mundial de 200.000 exemplares, enquanto as mais pessimistas apontam 6.000. Os conflitos bélicos que se verificam no seu habitat natural há vários anos constituem a su a principal ameaça. É o caso de Ruanda e Uganda, o lugar da terceira parte dos últimos gorilas de montanha do mundo.
Para agravar mais a situação, existe a caça ilegal que também tem dizimado os pobres animais. Pela sua carne e peles pagam-se grandes somas de dinheiro.Por outro lado, as mudanças climáticas e a desflorestação afectam negativamente a sobrevivência dos gorilas.
quarta-feira, 25 de agosto de 2010
Simplicidade Voluntária
Imagem: Revista Vida Simples - Editora Abril
terça-feira, 24 de agosto de 2010
Economia Solidária
segunda-feira, 23 de agosto de 2010
Imperdível: A História das Coisas
domingo, 22 de agosto de 2010
Inteligência Ecológica: o impacto do que consumimos
“Seja você um consumidor, o gerente de compras de uma empresa ou um executivo que gerencia uma marca, se conhecesse os impactos ocultos do que compra, vende ou fabrica com a precisão de um ecologista industrial, poderia moldar um futuro mais positivo, tornando suas decisões mais bem alinhadas com seus valores”
“Esse antagonismo entre metas corporativas e o interesse público gera incerteza para os muitos executivos que procuram tanto agradar os acionistas quanto defender os interesses do público. No entanto, a transparência radical une o que antes parecia ser opostos: os interesses da empresa alinham-se aos melhores interesses e valores do consumidor”
- Catalogo Sustentável: criado e atualizado pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (GVces), relaciona produtos e serviços destacando suas características em relação a matéria-prima, certificações, reciclagem, critérios sustentáveis e outros.
- Guia de Empresas e Produtos: administrado pelo Instituto Akatu, classifica as empresas de acordo com suas práticas de responsabilidade social.
- Guia de Eletrônicos Verdes: atualizado pelo Greenpeace, relaciona as várias fabricantes de eletrônicos de acordo com o impacto de seus produtos.
Eles não votam...
Em janeiro deste ano, em uma assembleia geral extraordinária, os membros da ASPA decidiram dissolver a Entidade, devido às grandes dificuldades enfrentadas na Proteção Animal em Santos Dumont: leis que não são implementadas, falta de recursos físicos, financeiros e humanos para a execução de seus projetos, entre outros.
Após 7 meses de inatividade, como a decisão de dissolução não estava oficializada em Cartório, algumas pessoas interessadas na continuidade do projeto, se propuseram a enfrentar todas as dificuldades e continuarem o projeto. Foi mudado o nome empresarial e a sigla da entidade e, a partir de 05 de agosto, a ASDAN possui uma nova diretoria, com mandato até 2013 e um novoEstatuto Social.
Como toda ONG, esbarra em muitas dificuldades e a primeira delas está sendo uma batalha na Câmara Municipal: um projeto de lei, de autoria do Vereador Cláudio de Almeida, apresentado com a melhor das intenções e que poderá por fim a um trabalho incansável da Entidade.
O município de Santos Dumont já possui uma lei de proteção aos animais, mais completa e adequada à municipalidade de nº 3.612/04, já regulamentada pelo Prefeito Evandro Nery - Código Municipal de Proteção aos Animais, que somente precisa ser executada.
A ASDAN, por não concordar com este projeto, enviou e-mail aos vereadores solicitando o seu arquivamento, divulgou no seu site um comunicado e solicitou dos Jornais locais, parceiros da entidade, Mensagem, Panorama e do Povo a publicação do mesmo.
Entre muitas das "desorganizações" existentes em nossa cidade, esta é apenas mais uma.
A Lei Complementar n° 78, de 9 de julho de 2004 que dispõe sobre a elaboração, a alteração e a consolidação das leis do Estado, conforme o previsto no parágrafo único do art. 63 da Constituição do Estado, em seu artigo 3º, inciso IV, é clara: o mesmo objeto não poderá ser disciplinado por mais de uma lei, exceto quando a subseqüente se destine a complementar lei considerada básica, vinculando-se a ela por remissão expressa.
Se a Lei Orgânica do Município é omissa com relação a este dispositivo e o município não possui uma lei que disponha sobre a elaboração, alteração e a consolidação das leis, não seria aplicável a Constituição do Estado de Minas Gerais e o Regimento Interno da Câmara Municipal, art. 135, § 2º: O Presidente declarará prejudicada a discussão:
I - de qualquer projeto com objeto idêntico ao de outro que já tenha sido aprovado antes, ou rejeitado na mesma sessão legislativa, excetuando-se, nesta última hipótese o projeto de iniciativa do Executivo ou subscrito pela maioria absoluta dos membros do Legislativo;?
Erros estão sendo cometidos. Quem os está cometendo? Criticar a Procuradoria Jurídica do Município é muito fácil.
E quando os erros partem da Câmara Municipal, quem criticará o seu departamento jurídico?
É esperar para ver o final desta história...
http://vooindependente.blogspot.com/2010/08/eles-nao-votam-mas-nos-sim.html
quarta-feira, 18 de agosto de 2010
Comunicado ASDAN
terça-feira, 17 de agosto de 2010
ONU lança década de esforços para combater a desertificação
quarta-feira, 11 de agosto de 2010
II Encontro Nacional dos Direitos Animais - ENDA 2010
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Vídeo - Terráqueos
segunda-feira, 9 de agosto de 2010
II Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal será em agosto
O programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal da Bahia e o Instituto Abolicionista Animal promovem o II Congresso Mundial de Bioética e Direito Animal, em Salvador, de 25 a 28 de agosto de 2010.
O objetivo deste segundo congresso é transformar esta cidade em um polo mundial gerador de conhecimento em torno dos animais e da bioética, posto que o Brasil é um dos países que mais vem se desenvolvendo nos tempos atuais, tendo sido Salvador sua primeira capital. Com a experiência da primeira edição do evento, os organizadores vislumbram uma atmosfera ainda maior para o debate e discussão sobre o futuro na Terra. Por isso, o novo encontro tem como tema “A perspectiva para a vida em um planeta em mudança – aonde chegaremos, para onde estamos indo e quais as principais pesquisas na área da Bioética, Direito Ambiental e Direito Animal”.
O planeta Terra, habitat de todos os seres vivos, será o centro das discussões e este ambiente gerará um espaço aberto para a troca de experiências entre os diversos países participantes. A finalidade é dividir experiências e culturas novas nos diversos sistemas jurídicos internacionais, bem como ser um espaço para novas formas de colaboração entre pesquisadores de todo o mundo. Em breve, a coordenação do evento terá um site no ar, com as informações necessárias à inscrição de trabalhos e participantes.
Fonte: ANDA
I Seminário Internacional sobre Fauna Silvestre
Seminário Internacional sobre Fauna Silvestre
Data: 11/09/2010Local: Parque da Cidade - Jundiaí, SP (veja o local)
Informações e Programação:
wspabrasil@wspabr.org
(21) 3820-8200
Veja aqui a programação do Seminário Internacional sobre Fauna Silvestre>>
II Workshop sobre utilização de SIG na análise ambiental
Já a apresentação de novas tecnologias em SIG´s será feita através de espaços físicos cedidos aos patrocinadores do evento, distribuição de folders e portfólios, assim como palestras comerciais.
Público Alvo: Profissionais da área de planejamento, avaliação e execução de projetos; instituições públicas e privadas; terceiro setor; docentes de instituições de ensino superior; bem como estudantes de graduação e pós-graduação de áreas relacionadas à temática do evento.
Objetivo: Trazer para os participantes exemplos de abordagens de vanguarda na aplicação dos SIG’s como ferramenta de planejamento de projetos, identificação de problemáticas e de soluções ambientais, seja na paisagem rural ou urbana, de maneira a possibilitar um intercambio de ideias entre palestrantes e público alvo.
Maiores informações em www.institutoaf.org.br e sig2010@institutoaf.org.br
domingo, 8 de agosto de 2010
Cavalgada em Santa Catarina
Na cidade de Nova Trento, interior de Santa Catarina, ocorre anualmente a Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina. É mais uma "festividade" que submete animais a situações degradantes e que resultam até na morte dos cavalos.
O evento vem sendo contestado pela população e, segundo relatos, tem incomodado inclusive à Igreja Católica, pois é realizado como "homenagem" à Santa Paulina.
A Cidasc, órgão ligado ao governo catarinense, está em vias de não permitir a realização do evento este ano.
Veja informações no blog do jornalista Raul Sartori:
Não à cavalgada - http://www.raulsart
Não à cavalgada 1 - http://www.raulsart
Manifeste seu apoio a esta medida! Peça a proibição da cavalgada!
Envie mensagem para
- Cidasc Itajaí
- Cidasc Central
- Polícia Militar em Nova Trento
- Polícia Ambiental de SC
- Delegacia de Polícia de Nova Trento
- Delegacia Regional de Polícia - Brusque
E-mails (copie e cole): itajai@cidasc.
Com cópia para
- Raul Sartori - Jornalista
- Jornal de Nova Trento
- Diário Catarinense
- Clic RBS
- Igreja Católica - CNBB - Regional SUL 4 - Santa Catarina
E-mails (copie e cole): sartori@matrix.
Veja abaixo a mensagem enviada pelo Instituto Nina Rosa e, se desejar, use-a como modelo.
Excelências
Demonstrações de fé às custas do sofrimento alheio não é algo com o que se possa compactuar. É o que ocorre ao se promover, participar ou permitir o martírio e morte de cavalos na Cavalgada nos Caminhos de Santa Paulina, em Nova Trento, que em 2009 reuniu cerca de 5.000 destes animais, segundo informações da imprensa. Associar esta atrocidade à imagem de Amábile Lúcia Visintainer, muito ao contrário de uma homenagem, é uma afronta a sua memória e dissemina valores que nada tem a ver com a bondade e o amor que são os símbolos da vida de Santa Paulina.
Ainda que não houvesse a morte dos animais, como as que ocorreram no ano passado, o sofrimento que lhes é provocado por esta "cavalgada" de várias horas já bastaria para que esta prática fosse banida. Os relatos são de cavalos extenuados por percorrerem longas distâncias sem comida e água e puxando pesadas carroças lotadas por homens "aparentando sinais visíveis de embriaguês".
Solicitamos às autoridades da Cidasc e da Polícia Civil e Militar que não permitam a realização deste dantesco "espetáculo", cujas práticas ferem frontalmente a legislação vigente (artigo 32 da Lei Federal de Crimes Ambientais 9605/98).
Que interesses econômicos e políticos não se sobreponham a valores fundamentais, como o da compaixão ensinada por Santa Paulina. Que a fé seja manifestada com exemplos de bondade e respeito à vida, e não submetendo-se animais à tortura.
Solicitamos providências de VV. Ex.as no sentido de coibir tais práticas.
Respeitosamente,
Instituto Nina Rosa - projetos por amor à vida
Organização independente sem fins lucrativos
www.institutoninaro
Fone/fax: (11) 3868-4434 / 3868-4273
Campanha da Avaaz II: "Salve o Código Florestal Brasileiro"
Atualização: a petição foi entregue com sucesso à Frente Parlamentar Ambientalista e líderes dos partidos da Câmara. Continuem assinado, precisamos de 200.000 nomes!
Deputados da bancada ruralista querem destruir o nosso Código Florestal, reduzindo drasticamente as áreas de proteção e anistiando crimes ambientais. Caso aprovadas, essas emendas terão um impacto devastador no Brasil e no mundo. Precisamos de soluções sustentáveis para o desenvolvimento e não um retrocesso ambiental! Vamos conseguir 200.000 nomes em defesa do Código Florestal.
Nós sabemos que se nos unirmos, nossa voz é poderosa. Assine a petição abaixo!
sábado, 7 de agosto de 2010
Campanha da Avaaz: "Salve o Código Florestal Brasileiro"
"Olá,
Um grupo de ruralistas está tentando destruir a nossa legislação ambiental, reduzindo dramaticamente o tamanho das reservas naturais e anistiando crimes ambientais.
Nós precisamos mostrar nossa indignação e dizer a eles que o Brasil precisa de mais preservação, e não de desmatamento! Assine a petição para proteger o Código Florestal brasileiro - precisamos de 200.000 assinaturas:
http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal/98.php?CLICK_TF_TRACK
Obrigado!
Para mais informações leia o alerta completo abaixo.
----------------------------------
Caros amigos,
Em breve a comissão parlamentar especial irá dar o seu voto – a favor das florestas ou ao agronegócio.
Com a crescente demanda popular pela proteção de nossas florestas, a bancada ruralista está pressionando os líderes partidários e aumentando os seus esforços para acabar com o nosso Código Florestal.
A petição pela defesa do código e proteção ambiental já tem mais de 130.000 assinaturas mas precisamos de ainda mais para conseguir pressionar nossos deputados. Está na hora de falarmos mais alto do que os interesses dos grandes agronegócios e mostrar ao congresso que, em ano de eleição, eles devem ouvir o povo brasileiro. Assine abaixo e encaminhe para todos que você conhece. Vamos conseguir 200.000 assinaturas para proteger as florestas!
http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal/98.php?CLICK_TF_TRACK
Enquanto o mundo todo está discutindo como preservar nossas florestas para futuras gerações, um grupo de deputados está fazendo exatamente o contrário: estão tentando entregar as nossas florestas para os responsáveis pela devastação e desmatamento do Centro-Oeste e da Amazônia.
As propostas absurdas incluem:
* Reduzir ou até mesmo elimintar a Reserva Legal e Áreas de Preservação Permanente como margens de rios e lagoas, encostas e topos de morro, para certas propriedades
* Anistia total aos crimes ambientais, sem tornar o reflorestamento da área uma obrigação
* Transferir a legislação ambiental para o nível estatal, removendo o controle federal
Essa não é uma escolha entre ambientalismo e desenvolvimento, um estudo recente mostra que o Brasil ainda tem 100 milhões de hectares de terra disponíveis para a agricultura, sem ter que desmatar um único hectare da Amazônia. A proteção das floretas e comunidades rurais depende do Código Florestal, assim como a prevenção das mudanças climáticas e a luta contra a desigualdade do campo. Assine agora no link abaixo!
http://www.avaaz.org/po/salve_codigo_florestal/98.php?CLICK_TF_TRACK
Juntos nós podemos mostrar ao mundo que o Brasil não está preso em modelos desenvolvimentistas do século passado, em que a destruição ambiental era necessária para o crescimento. Nós podemos provar que estamos a frente de nosso tempo, e podemos crescer de forma sustentável.
Vamos atingir 200.000 assinaturas para mostrarmos ao congresso que depois da Ficha Limpa, a sociedade brasileira está mais uma vez unida para defender o nosso Código Florestal!
Com esperança,
Graziela, Alice, Luis, Ricken, Iain, Paul, Pascal e toda a equipe Avaaz"
Avaaz: VITÓRIA PELAS BALEIAS!
Juntos nós conseguimos a maior petição pela proteção das baleias, com o extraordinário número de 1,2 milhões de assinaturas. Ela foi entregue diretamente a delegados-chave na reunião da Comissão Baleeira Internacional.
E nós conseguimos acabar com a proposta que legalizaria a caça comercial de baleias!
Essa é uma vitória importante para as baleias. No entanto, vencer essa batalha ainda não garante a segurança das baleias -- o Japão já decidiu continuar matando baleias por motivos "científicos". Para vencer de vez, nós precisaremos fazer campanhas para fortalecer e reformar a Comissão Baleeira Internacional e mobilizar pessoas conservacionistas em países favoráveis à caça.
Nós podemos conseguir se um grande número de nós doar uma pequena quantia por semana. Nós já chegamos a 6.000 doadores regulares semanais - se chegaremos a 10.000 nós podemos começar a financiar esta campanha no Japão e em outras nações chave agora!